In Notícias

A Stefanini Rafael, coligada da Stefanini especializada em soluções avançadas de Inteligência e de Cyber Defense, está na LAAD, considerada a mais importante feira de Defesa e Segurança da América Latina e que acontece no Riocentro de 4 a 7 de abril, com demonstrações de novas soluções que acabam de chegar ao mercado brasileiro. A primeira delas se refere a um software inteligente, que tem a capacidade de trabalhar com múltiplos sensores, incluindo drones, radares, satélites e vários outros. Dentre estes, destaca-se uma câmera de altíssima resolução que, acoplada a um avião, consegue detalhar as imagens e trata-las, mesmo que o sobrevoo aconteça à noite.

A solução conta com um software de processamento de imagens que, através do uso de Inteligência Artificial, é capaz de identificar qualquer objeto nas imagens, tais como: caminhões, pessoas, pistas de pouso e outros que podem ser “ensinados” ao software. Esta tecnologia terá um papel importante no monitoramento de fronteiras, grandes áreas agrícolas, propriedades, linhas de transmissão, barragens e oleodutos. “No caso do setor elétrico, por exemplo, o software consegue identificar se há algum cabo mais aquecido e com possibilidade de rompimento, permitindo que a empresa atue preventivamente”, explica Carlos Alberto Costa, diretor geral da Stefanini Rafael.

A Stefanini Rafael também apresentará durante a LAAD a solução de investigação Wisdom Stone. Por meio de uma plataforma de Big Data, o software consegue avaliar dados estruturados e não estruturados, cruzar informações, inclusive de mídias sociais, para identificar possíveis suspeitos de um crime, assalto, atentado etc. De acordo com Costa, o Wisdom Stone é uma ferramenta com foco em segurança pública, que se adequa perfeitamente ao conceito de cidades inteligentes e seguras, mas com possibilidade de utilização por empresas que desejam promover investigações internas.

“Além destas soluções, mais do que segurança cibernética, nosso objetivo é oferecer ao mercado uma oferta completa de Cyber Defense, utilizando modelos inteligentes que apontem os inimigos ou supostos ataques antes mesmo que eles ocorram”, explica o diretor geral da Stefanini Rafael. As soluções Cyber Dome e Scada Dome também serão apresentadas ao longo do evento. A primeira, com o foco na área de TI, proporciona uma abordagem holística associada às tecnologias mais modernas para proporcionar segurança para o ambiente de TI das empresas. O Scada Dome é a uma solução robusta e única no mercado para a endereçar as ameaças crescentes ao ambiente de automação industrial.

Recent Posts

Start typing and press Enter to search